Dicas para sua escolha profissional

set
19

Dicas para sua escolha profissional

Para escolher uma profissão. é preciso ter atitude e investir tempo nesse processo.
A escolha profissional deve ser feita de maneira criteriosa. O momento exige envolvimento, calma, reflexão e sabedoria.
Procure conhecer a si mesmo. O autoconhecimento facilita sua escolha. Pense e reflita sobre seus interesses, seus valores e suas características pessoais.
Investigue sobre as profissões. De forma contundente. Pesquise, entreviste. leia, visite as universidades, converse com o(s) coordenador(es), professor(es), aluno(s) do(s) curso(s) em questão. As informações são preciosas.
Projete-se no futuro e imagine seu trabalho. O que significa trabalhar para você? Procure elaborar esse conceito.
Reúna as informações (sobre você, sobre as profissões. Sobre o conceito de trabalho) e analise.
Liste as profissões que você se identifica e organize os argumentos para sua escolha.
Converse com seus pais sobre sua questão profissional.
Participe das atividades de Orientação Profissional da escola e, sempre que precisar de ajuda, procure o Orientador Profissional da escola.

Lembre-se: o bom desempenho escolar, em uma determinada disciplina, não é suficiente para definir sua escolha profissional. O mercado de trabalho ou a questão financeira também não devem ser os únicos fatores de decisão.

Nem sempre a escolha é assertiva. Na dúvida, vá por eliminação e exclua as profissões que você não seguiria de modo algum. Após eliminar as opções menos atrativas, examine as profissões restantes, associe com seus desejos e suas motivações. Faça um paralelo entre elas, com vantagens e desvantagens de cada uma. Estude, analise, compare!
Cuidado com as expectativas das outras pessoas. Lembre-se: a escolha profissional é sua. Compartilhe suas dúvidas. É relevante conversar com as pessoas que são importantes para você. Ouça-as, reflita sobre suas ideias, independentemente de concordar com elas. Apresente seus argumentos e explicite-os com fundamentação. O diálogo é imprescindível para uma decisão consciente.
A escolha profissional é um momento especial e muito , importante. E uma etapa fundamental do desenvolvimento humano. Não tenha medo. Você não está sozinho(a). Procure a resposta. Que bom que você pode escolher!

About the Author:

Leave a Comment!

You must be logged in to post a comment.