Principais requisitos necessários em cada área de atuação profissional

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Principais requisitos necessários em cada área de atuação profissional

1. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
• Ordem e método (para dirigir e administrar organizações públicas e privadas).
• Compreensão do ser humano e suas motivações.
• Potencialidade para liderança (para responder às atividades de gerência, como tomada de decisões, de execução e
de controle).
• Interesse por atividades persuasivas.
• Interesse por atividades relativas a finanças, controle orçamentário e crédito.
− Relativo a vendas e mercadologia e pesquisa de mercado.
− Relativo a técnicas de Administração e Administração de pessoal.
• Espírito de equipe.

2. AGRONOMIA
• Gosto pelas atividades ao ar livre.
• Interesse pela pesquisa tecnológica, isto é, pela organização, direção e execução de pesquisas para o
desenvolvimento e aprimoramento do seu campo de trabalho.
• Interesse pelas ciências naturais.
• Interesse por atividades científicas, isto é, que envolvam a descoberta de fatos novos, a sistematização e
esclarecimento dos já conhecidos.

3. ARQUITETURA
• Criatividade, capacidade e habilidade de materializar as impressões vividas com julgamento estético.
• Gosto pelas artes visuais, capacidade de raciocinar abstratamente, criar relações espaciais, planejamento do
espaço físico.
• Tendência para o desenho e a matemática.
• Ter certo senso sintético.
• Ter capacidade para projetar graficamente uma ideia.

4. BIBLIOTECONOMIA
• Inclinação por atividades de classificação e cadastro, no que diz respeito à administração de bibliotecas ou
serviços de documentação.
• Boa memória, rapidez de leitura e de percepção visual.
• Meticulosidade e paciência.
• Bom relacionamento humano.

5. BIOLOGIA
• Interesse por atividades científicas.
• Capacidade de observação.
• Aptidões didáticas.

6. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
• Raciocínio abstrato.
• Aptidão numérica.
• Interesse por atividades científicas.
• Aptidão especial.

7. CIÊNCIAS SOCIAIS
• Interesse por problemas humanos e sociais.
• Gosto pelo trabalho de pesquisa, isto é, busca das causas que provocam os efeitos dos fenômenos sociais.
• Aptidão verbal.
• Curiosidade científica.
• Espírito de observação.

8. COMUNICAÇÃO SOCIAL
• Honestidade e fortaleza de caráter.
• Iniciativa.
• Sentido agudo de observação (para preparar, selecionar e revisar a apresentação da informação).
• Facilidade de expressão na linguagem falada e escrita.
• Senso crítico e estético.
• Tendência para pesquisa, isto é, a busca das fontes de informações.

9. DIREITO
• Domínios da linguagem oral (fluência verbal).
• Compreensão do ser humano e suas motivações.
• Controle emocional.
• Capacidade de persuasão e boa argumentação.
• Capacidade de interpretação.
• Memória auditiva e visual.

10. EDUCAÇÃO FÍSICA
• Interesse pela anatomia e funcionamento normal do corpo humano.
• Autodisciplina.
• Boa capacidade física.
• Gosto pelas atividades ao ar livre.
• Gosto pelo trabalho em equipe (boa capacidade de comandar).
• Espírito de iniciativa, organização e direção.

11. ECONOMIA
• Capacidade de produzir trabalhos com rapidez e exatidão.
• Capacidade de compreender e expressar idéias para dedicar-se à atividade de estudo, pesquisa e planejamento,
destinados à solução de problemas econômicos ligados à produção e circulação de bens e serviços.
• Habilidade numérica para fins de estudo e pesquisas sobre finanças públicas, comércio e crédito, financiamento e
investimentos, tributação, custos e racionalização de trabalho.
• Rapidez e exatidão de cálculo.

12. ECONOMIA DOMÉSTICA
• Interesse por atividades sociais e persuasivas e facilidade no trato pessoal.
• Interesse por atividades literárias.
• Aptidão verbal desenvolvida.

13. ENGENHARIA CIVIL
• Interesse por atividades científicas.
• Tendência para cálculos e suas aplicações.
• Habilidade em manipular mentalmente figuras no espaço e projetá-las graficamente.
• Capacidade de organização e exatidão no trabalho de equipe.
• Capacidade de liderança.

14. ENGENHARIA ELÉTRICA
• Interesse por atividades científicas.
• Interesse pelo estudo dos fenômenos físicos e suas aplicações.
• Interesse pela pesquisa tecnológica, organização, direção e execução de pesquisas para o desenvolvimento e
aprimoramento do seu campo de trabalho.
• Interesse por trabalho de laboratório.

15. ENGENHARIA MECÂNICA
• Interesse por atividades que envolvam máquinas e instrumentos.
• Tendência para a pesquisa tecnológica.
• Interesse pelo estudo dos fenômenos físicos e sua aplicação.
• Interesse por atividades científicas.

16. ENGENHARIA OPERACIONAL
• Bom planejamento humano.
• Aptidão numérica desenvolvida (tendência para cálculos e medição).
• Aptidão numérica (capacidade de resolver problemas mecânicos).
• Pragmatismo e meticulosidade.

17. ENGENHARIA QUÍMICA
• Interesse por atividades científicas.
• Interesse pelas estruturas dos elementos da natureza.
• Tendência para o trabalho de laboratório.
• Interesse pelas atividades numéricas.

18. ENFERMAGEM
• Motivação para servir ao ser humano.
• Habilidade de comunicação.
• Capacidade de análise crítica e apreciação de valores.
• Raciocínio, memória, atenção e interesse desenvolvidos.
• Capacidade de coordenação e controle das atividades psico-motoras.

19. ESTATÍSTICA
• Raciocínio abstrato.
• Aptidão numérica.
• Interesse por atividades científicas, no sentido de:
− sistematizar fatos coletados.
− classificar e usar estatísticas discutivas e indutivas.
− planejar, dirigir, assessorar e/ou executar pesquisas, aplicando procedimentos estatísticos.
− aptidão espacial desenvolvida.

20. FARMÁCIA
• Interesse por atividades científicas.
• Facilidade no trabalho pessoal.
• Interesse pelo trabalho de laboratório.
• Aptidão numérica para peso e dosagens.

21. FÍSICA
• Capacidade de concentração.
• Interesse por atividades científicas.
• Paciência e persistência.

22. FISIOTERAPIA
• Inclinação por atividades que tenham características sociais e humanas.
• Facilidade em questões de trato pessoal.
• Interesse por atividades persuasivas.
• Controle emocional.

23. GEOGRAFIA
• Espírito de pesquisa (espírito observador, facilidade de associar, de deduzir e de sintetizar).
• Interesse por conhecimentos humanos sociais, econômicos e culturais.

24. GEOLOGIA
• Espírito de estudo e pesquisa (relativos à origem, à evolução e à forma da terra).
• Espírito empreendedor (para executar levantamentos topográficos, geofísicos, representação gráfica de mapas — de
uma região, seus limites e suas características físicas).
• Espírito de pesquisa
• Interesse por atividades numéricas.
• Gosto pelas atividades no campo. Disponibilidade.

25. HISTÓRIA
• Interesse científico — buscar fatos vividos, razões lógicas do seu acontecimento:
− realizando pesquisas, buscando informações em textos originais, arquivos e documentos de uma época com
fins de estudo, classificação, sistematização e interpretação o mais perto da verdade.
− ser um ensaísta ou um conferencista.
− ser perito na identificação de documentos e informações históricas que possam ter valor de informação e de
determinação da época histórica.
• Capacidade interpretativa (saber traduzir razões econômicas, sociais e políticas que fazem a história).
• Ter habilidades didáticas.

26. LETRAS
• Interesse por leitura.
• Tendência para as pesquisas da linguagem verbal e escrita.
• Interesse humano e social.
• Capacidade e sistematização.

27. MATEMÁTICA
• Habilidade de raciocínio.
• Capacidade de formular e deduzir.
• Poder de síntese.
• Poder de concentração.
• Aptidão numérica.
• Desenvolvimento da aptidão especial de estudar teoricamente os números.

28. MEDICINA
• Controle emocional.
• Espírito de iniciativa.
• Interesse científico, isto é, preferência por atividades que envolvam a descoberta de fatos novos, a sistematização e
o esclarecimento dos já conhecidos.
• Interesse humano e social.
• Raciocínio, memória e atenção bem desenvolvidos.

29. NUTRIÇÃO — TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
• Interesse por atividades de caráter social e humano.
• Interesse por pesquisas e investigações científicas, isto é, que envolvam a descoberta de fatores novos e soluções
de problemas.
• Eficiência e imaginação na preparação das composições dietéticas.

30. ODONTOLOGIA
• Habilidade manual.
• Raciocínio, memória e atenção desenvolvidos.
• Interesse humano e social.
• Compreensão das reações humanas diante do medo e da dor.
• Desenvolvimento do sentido estético.

31. PEDAGOGIA
• Aptidão verbal desenvolvida.
• Interesse por atividades sociais.
• Facilidade no trato pessoal.
• Interesse por atividades persuasivas.
• Interesse por atividades literárias.

32. PROCESSAMENTO DE DADOS
• Raciocínio abstrato.
• Aptidão numérica desenvolvida.
• Aptidão mecânica desenvolvida.
• Interesse por atividades científicas.
• Interesse por atividades numéricas.
• Aptidão espacial.

33. PSICOLOGIA
• Interesse pelo comportamento humano.
• Controle emocional.
• Bom raciocínio e fluência verbal.
• Boa capacidade de percepção, análise e persuasão.
• Interesse pela pesquisa.

34. QUÍMICA
• Apurado espírito de observação.
• Paciência em relação ao tempo requerido para o completo desenvolvimento das reações e os processos de
medição.
• Meticulosidade.
• Interesse para investigações científicas.

35. SERVIÇO SOCIAL
• Aptidão verbal.
• Interesse por atividades sociais, no sentido de:
− descobrir as causas sociais dos desajustamentos individuais.
− ajudar o indivíduo a descobrir todos os recursos que a comunidade lhe oferece.
− ajudar a sociedade a melhor desempenhar suas obrigações para com o indivíduo.
• Facilidade no trato social.
• Interesse por atividades persuasivas.

36. VETERINÁRIA
• Interesse por investigações científicas.
• Interesse por todas as formas de vida animal.
• Gostar de lidar com animais.
• Paciência.

 

                                                                                              Boa Sorte!

 

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