Serviço de orientação psicopedagógica e orientação vocacional

set
19

Serviço de orientação psicopedagógica e orientação vocacional

Você tem dúvidas sobre a profissão que vai seguir e não tem como recorrer a um Serviço de Orientação Vocacional ? Aqui estão algumas dicas para você ser seu próprio Orientador nessa escolha. Agarre esta oportunidade e… boa sorte!

1. Antes de mais nada, consiga todas as informações possíveis sobre a carreira que você pensa fazer. Leia também sobre outras áreas que você não conhece. Quem sabe você descobre outras alternativas, que podem ficar como etapas opcionais!

2. Visite empresas, escolas, laboratórios, escritórios, hospitais, consultórios etc. Enfim, os locais onde os profissionais da área, que você escolheu, trabalham. Converse com esses profissionais, pergunte sobre a atividade deles, a rotina do serviço, os diversos passos da carreira. Coloque-se no lugar deles e se pergunte — “É isso mesmo que eu quero?”

3. Visite as faculdades que pretende cursar. Converse com professores e alunos, procure conhecer um pouco do modo como o curso é dado, as vantagens e dificuldades que existem.

4. Não confie numa única opinião. Você conhece o ditado: “cada cabeça, uma sentença”. O que pode ser muito bom para um, pode não ser tão bom assim para outro.

5. Converse com seus amigos e professores, troque idéias sobre seu futuro.

6. Traga as informações que conseguir para sua família. Discuta, com seus pais, sobre suas vontades, seus motivos, seus planos. Deixe que eles conheçam, tão bem quanto você, a área em que pretende atuar. Diálogo e informação são ainda a melhor forma de se vencer conflitos. Com isso, você pode, inclusive, acabar com algum preconceito que eles tenham com relação à sua opção profissional.

7. Acima de tudo, pense bem no que você gosta de fazer, o que lhe dá prazer. E, mesmo sabendo que você vai fazer uma escolha muito importante, lembre-se que desistir não é nenhuma derrota ou vergonha, desde que tudo seja pensado e avaliado com os pés no chão, pesando-se os prós e os contras.

About the Author:

Leave a Comment!

You must be logged in to post a comment.